PROCURAR

Mãos cortando legumes sobre uma tábua de madeira.

Ao contrário do que se acredita, a resposta para a questão “como ter uma boa alimentação?” não envolve dietas e restrições alimentares. Na realidade, ela consiste em manter o hábito de consumir ingredientes ricos em vitaminas e minerais, que te dão a energia necessária durante o dia.

Além de selecionar o que comer, a alimentação saudável consiste em desenvolver práticas que trazem bem-estar e melhoram a qualidade de vida. Por isso, vale a pena avaliar como você está cuidando do seu corpo e mente sempre que possível.

Para te ajudar nesse processo de observação, separamos alguns hábitos para ter uma alimentação saudável e melhorar seu estilo de vida. As dicas são válidas do café da manhã ao jantar, portanto, inclua-as na sua rotina!

Clique para acessar o infográfico sobre 15 ações individuais que mudam o mundo.

Como ter uma alimentação saudável?

É importante se lembrar que alimentação saudável não significa deixar de comer, mas olhar para o que está sendo consumido e para a frequência. Certamente, uma rotina com alimentos integrais, legumes e verduras resultará em um corpo mais saudável e com os nutrientes e vitaminas necessários para o bom funcionamento.

Todavia, isso não significa que lanches e pizzas precisam ser excluídos da sua dieta. A questão é dosar e cuidar para que um prazer não se torne um hábito, afinal, além de não serem tão saudáveis, esses alimentos pesam no bolso no final do mês.

Com hábitos saudáveis e alimentos ricos em nutrientes, é possível cuidar do que você come de forma simples e prática. No começo, pode até parecer mais complicado, porém, com o tempo, eles logo farão parte da rotina. Compreenda cada uma das práticas:

1. Coma devagar

Na correria do dia a dia, é comum ligarmos o automático e realizarmos a refeição o mais rápido possível para voltarmos às atividades cotidianas. No entanto, alimentar-se é um hábito que precisa de calma para evitar refluxos e até sonolência.

Observar o que está no seu prato e mastigar devagar é fundamental para comer vagarosamente. Nesse momento, olhe para a comida com o sentimento de gratidão, pensando em cada pessoa que se envolveu no processo de cuidado do alimento.

Amigas almoçando juntas.
Comer na companhia de amigos é uma ideia para ingerir mais devagar os alimentos, já que você pode se envolver na conversa.

Diariamente, inúmeras pessoas cuidam para que a comida chegue em nossa casa. Agradecer essas pessoas faz você olhar o todo e se colocar como parte de um sistema.

A partir desse pensamento, comece a reparar nos sabores e no aroma do que está ingerindo. Dessa forma, com certeza irá realizar as refeições com a perceção do que o alimento é e de qual sentimento ele surte em você. Todo o processo será muito mais prazeroso!

2. Hidrate-se

Manter-se hidratado é fundamental para o bom funcionamento do corpo. A água é necessária para nossa existência e melhora a saúde da pele, do cérebro, o desempenho físico, a digestão, o funcionamento dos rins e, claro, evita a desidratação.

Ao contrário do que muitas pessoas repetem, não existe uma quantidade exata de água que cada pessoa deve ingerir. Na realidade, essa conta é individual e cada um deve fazer a sua.

Ela multiplica o peso do indivíduo pela medida de 35 ml de água. Logo, uma pessoa com 68 quilos deverá realizar a seguinte conta: 68 x 0,035 – que resulta em 2,38 litros de água por dia.

Vale ressaltar, ainda, que essa conta não leva em consideração outros líquidos consumidos durante o dia (como sucos e chás). Elas podem ser entendidas como bebidas extras, e consumidas sem moderação.

Para quem não tem o costume de beber água e quer estimulá-lo, existem algumas alternativas interessantes. O aplicativo Aqualert (disponível para Android e para iOS) envia notificações durante o dia para que você não se esqueça de se hidratar.

A água saborizada também é uma ótima opção. Existem inúmeras receitas na internet de ingredientes que você pode colocar em uma garrafa junto com o líquido, deixando-o com o sabor suave da fruta, por exemplo.

Copo de água saborizada com hortelã, laranja e limão.
A água saborizada é refrescante e, quando feita em uma garrafinha, pode te acompanhar durante todo o dia.

Além da hidratação, a água saborizada ainda leva, ao corpo, os nutrientes presentes nas frutas e nas raízes (como o gengibre) inseridos na garrafa. Por isso, é uma boa escolha para os dias quentes e para quem não gosta muito do sabor inexpressivo da água.

3. Cuidado com industrializados

Alimentos industrializados são repletos de conservantes e componentes que alteram suas propriedades e, muitas vezes, a longo prazo, causam malefícios ao corpo. 

Por isso, na hora de adquirir os produtos para sua casa, opte por comprá-los em armarinhos e feiras, a fim de evitar corantes químicos e agrotóxicos. Assim, ainda ajuda os fornecedores locais a se desenvolverem.

Cada vez mais, hortas urbanas estão sendo desenvolvidas em comunidades, a fim de aumentar as áreas verdes e levar alimentos de qualidade para as pessoas. Geralmente, os legumes e vegetais cultivados nesses ambientes são de ótima procedência!

Você também pode criar uma hortinha na sua casa, plantando temperos e vegetais mais simples, pelo menos no começo. Serão necessários apenas vasos, terra, adubo, água, sol e as mudinhas. Assim, garante que os alimentos estarão bem cuidados e ajuda a criar áreas verdes nas cidades.

Optar por orgânicos e integrais também é uma boa ideia, visto que essas comidas são livres de agrotóxicos, de conservantes e passam por menos processos químicos.

4. Faça de 4 a 6 refeições por dia

Ouvimos, frequentemente, que precisamos de três refeições diárias. É importante ter em mente que esse é o mínimo. O ideal é se alimentar de quatro a seis vezes, dividindo em café da manhã, lanche da manhã, almoço, café da tarde, jantar e lanche da noite.

Assim, evita ter picos de fome, que levam a refeições grandiosas (as quais, por sua vez, darão sono e podem não ser tão bem utilizadas pelo corpo na hora de digerir os nutrientes). Por isso, crie a rotina de consumir alimentos em partes “quebradas” do dia.

Amigas lanchando juntas, com pratos de frutas e de lanches com pasta de abacate na mesa.
A inserção de frutas na alimentação controla níveis de açúcar e leva vários benefícios ao corpo.

Outra dica importante é inserir frutas nessas refeições. Elas são ricas em fibras, em vitaminas e em minerais, sendo fundamentais para uma boa alimentação. Tente variar o alimento durante o dia, garantindo que terá acesso a diferentes nutrientes e vitaminas. 

Alimentos para ter por perto

Quando falamos sobre alimentação, existem certas classes de comidas que é sempre bom ter por perto para uma dieta rica em vitaminas e em nutrientes.

Legumes e verduras

São a primeira classe que merecem atenção, em especial os de coloração verde escura (como brócolis, couve e rúcula). Esse tom é característico de alimentos ricos em ferro.

Frutas

As frutas também são de extrema importância. Uma boa é adquirir as da estação, que serão mais baratas. Para esse alimento, variedade é o que importa. Maçãs, bananas, morangos, mangas, melancias, cada uma possui seus benefícios e podem ser consumidas durante o dia ou inseridas na sua água saborizada.

Grãos 

Os grãos, as sementes e as oleaginosas também são fundamentais na nossa rotina. Alguns, como feijão e arroz, consumimos comumente. Outras, vale a pena inserir, como a aveia, a castanha-do-Pará, a ervilha e o amendoim.

Cortes magros de carne

Para quem come carne, a dica é dar preferência para cortes magros e para as brancas, como frango e, principalmente, peixes. Dessa forma, você garante pouca gordura no organismo.

Opções para se alimentar bem e gastar pouco

Atualmente, existem inúmeros conteúdos online para conseguir ter uma boa alimentação sem gastos exorbitantes, afinal, existem alimentos saudáveis que são mais caros e não tão acessíveis.

Na hora de realizar a compra, uma opção (além de hortas urbanas) é o Saladorama, um projeto criado para democratizar a alimentação saudável, segura e ecologicamente consciente em periferias. 

Por meio do site, é possível solicitar a entrega dos alimentos diretamente na sua casa. Além disso, você pode buscar o Instituto Saladorama na sua comunidade, um órgão responsável por promover acesso à formação nutricional e ao empreendedorismo.

Outra dica interessante é o canal Larica Vegana, criado por Luisa e Tito Motta. O objetivo dos conteúdos feitos por eles é ilustrar como o veganismo é uma opção prática, simples e barata. Vale a pena conferir e se informar por meio dos vídeos.

Ter uma boa alimentação é, com certeza, sobre analisar o que você está comendo, fazer escolhas benéficas ao seu bem-estar físico e mental e agradecer, sempre, pela dádiva de ter um prato cheio.

No blog da Editora Bambual, você encontra textos sobre saúde mental, futuro, construção de um novo mundo, dicas de documentários, de filmes e muito mais! Para receber as novidades em primeira mão, cadastre-se no formulário da newsletter abaixo e fique de olho na sua caixa de entradas do e-mail!

Voltar ao topo
Fale com a gente pelo Whatsapp