PROCURAR

-20%

Pedagogia da Cooperação

R$67,60

Por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer

 
Quantidade
A Pedagogia da Cooperação cria ambientes de conexão e promove relacionamentos colaborativos para solucionar problemas, transformar conflitos, alcançar metas e realizar objetivos, aliando produtividade e felicidade, em empresas, escolas, governos, ONGs, comunidades, em todos os lugares.
Acreditando que cada comum-unidade tem toda água para sua sede, todo alimento para sua fome, toda sabedoria para suas in-quieta-ações e todos os recursos para manifestar seus sonhos, a Pedagogia da Cooperação nos convida para uma jornada rumo ao VenSer plenamente quem nós somos quando nos reunimos para poder SerVir mais completamente ao bem comum.
Querendo todo mundo junto, podemos tudo!
Este livro reúne textos de 27 especialistas e apresenta a abordagem completa da Pedagogia da Cooperação, desenvolvida há 17 anos no Projeto Cooperação, recheada de experiências e seu enlace com diversas metodologias colaborativas.
480 páginas  •  formato 17x24cm  •  com ilustrações, gráficos e tabelas

 

SUMÁRIO – Nosso Compasso

A COCRIAÇÃO DO NOSSO  1º LIVRO A GENTE NUNCA ESQUECE!

PREFÁCIO – Pedagogia da Cooperação e Cultura Regenerativa: Caduceu do Século XX!? (May East)

1. QUERENDO TODO MUNDO JUNTO, PODEMOS TUDO!

2. A PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO
. Uma vista da varanda
. Uma abordagem pedagógica transdisciplinar (Maria Conceição Souza)

3. PROPÓSITO
. VenSer para SerVir
. As Quatro Pequenas Virtudes: Desapego, Integridade, Plena presença e Abertura para compartilhar

4. PRINCÍPIOS
. Co-existência (Lia Diskin)
. Com-vivência (Gisela Sartori Franco e Lena Almeida)
. Cooperação (José Romão Trigo de Aguiar)
. Comum-unidade (Taisa Mattos)

5. PROCESSOS
. Jogos Cooperativos (Roberto Martini)
. Danças Circulares (Andrea Leoncini, Denise Jayme e Eliana Fausto)
. Aprendizagem Cooperativa (Frank Viana)
. Comunicação não violenta (Pedro Consorte)
. Diálogo (Arnaldo Bassoli)
. Transformação de conflitos (Ana Paula Peron)
. World Café e Open Space (Ana Paula Peron)
. Investigação Apreciativa (Heloísa Biscaia)
. Dragon Dreaming (Cambises Bistricky Alves)
. Design Thinking (Cuca Righini)
. Oasis (Clarissa Müller e Rodrigo Rubido)
. MusiCooperação (Rodolpho Martins – Dodô)
. CooperArte (Maria Clara e Vitor Hugo)

6. PROCEDIMENTOS
. Um jeito de fazer de jeitos diferentes
. A Focalização Colaborativa (Carla Albuquerque e Fábio Otuzi Brotto)

7. As Sete PRÁTICAS
. Fazer Com-Tato
. Estabelecer Com-Trato
. Compartilhar In-Quieta-Ações
. Fortalecer Alianças e Parcerias
. Reunir Soluções Como-Uns
. Projetos de Cooperação
. Celebrar o VenSer

8. DIVER – Indicadores de Cooperatividade (Vera Lúcia Silva e Carla Albuquerque)

9. BOAS PRÁTICAS – A Pedagogia da Cooperação em todos os lugares (Carla Albuquerque e Daniella Dolme)

10. Da SÍNTESE à uma nova JORNADA

POSFÁCIO – A Cooperação Essencial (Kaká Werá)

COAUTORIAS

PROJETO COOPERAÇÃO

AGRADECIMENTOS

BIBLIOGRAFIA

 

COMUM-UNIDADE DE COAUTORIAS
Apresentamos aqui o time de coautoria que topou o nosso convite para cocriar esta obra e fazer este, até então, sonho adormecido, aconteSer de um modo tão surpreendentemente, real! Cada pessoa trouxe sua presença singularmente plural para compor esta linda tessitura de palavras que expressam a força e a beleza da conexão de coração a coração, coexistente entre nós.
Chega mais e abrace essa maravilhosa Comum-Unidade de Coautoria!
ANA PAULA PERON – Diretora do Lapidar (www.lapidar.me), é especialista na transformação de conflitos, consultora em desenvolvimento de pessoas e equipes e docente de pós-graduação. Mediadora de Conflitos Organizacionais pela TRIGON/IMO/ECOSOCIAL e Instituto D’Accord, integra grupos de Life Long Learning em Negociação, Mediação e Resolução Construtiva de Conflitos, pela M9GC Conflict Resolution Training. É pós-graduada em Dinâmica dos Grupos e Jogos Cooperativos, com MBA em Gestão de Pessoas. Sua maior paixão são as relações humanas. Sua principal aventura é o intenso exercício da convivência em família, com cinco irmãs. Sua fonte de inspiração é a filha Fernanda. E encontra muitas respostas nas lembranças da peregrinação a Santiago de Compostela.
ANDREA LEONCINI – Nasceu em São Paulo, numa comunidade com forte atuação social e aprendeu a honrar o trabalho com foco no bem comum, construído em roda e realizado junto. Escolheu ser Educadora e Assistente Social e desde 2003 se dedica à dramaturgia e à criação de experiências/ treinamentos focados na qualidade das relações e desenvolvimento individual/time através da Awake (Arte em Desenvolvimento Humano), utilizando metodologias colaborativas, danças circulares e teatro. Em 2016 entrou para o Projeto Cooperação como Coordenadora da Pós em Pedagogia da Cooperação (SP) e do time de consultores. Em 2019 coordenou Projetos do Migraflix com foco no trabalho para Imigrantes e Refugiados.
ARNALDO BASSOLI – É psicoterapeuta, mediador e professor. Trabalha com grupos e indivíduos, no contexto da psicoterapia clínica; como consultor, trabalha com organizações de todos os setores. Tem especializações em Gestalt-Terapia e Cinesiologia Psicológica, bem como a formação em Jogos Cooperativos pelo Projeto Cooperação. É sócio-diretor e co-fundador da Escola de Diálogo de São Paulo.
CAMBISES “CAMBA” BISTRICKY – Jogou voleibol profissionalmente, atuou no mercado financeiro, mas resolveu trocar radicalmente de área e se jogou na Educação Física. Ao fazer uma Pós Graduação em Jogos Cooperativos, um novo horizonte se abriu, e desde então segue criando espaços de cooperação em ambientes como a Fundação Casa, multinacionais, ONGs, famílias e no mundo corporativo, fortalecendo assim a conexão entre as pessoas e incentivando que cada um possa ser quem é. Formado em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes e pós graduado em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas pela UNIMONTE. É facilitador da Metodologia Dragon Dreaming e peregrino do caminho de Santiago de Compostela (2010).
CARLA ALBUQUERQUE – Fundadora do Coletivamentes e colaboradora do Projeto Cooperação, é mestre em Administração na PUC-Rio, pós-graduada em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas – UNIP, Produção – UFRJ/INT, Serviços – PDG IBMEC e Marketing – MBA COPPEAD e graduada em Engenharia na PUC-Rio. Após 15 anos em cargos de gestão – operações, estruturação de processos, estratégia e marketing – optou por se dedicar ao design colaborativo para o desenvolvimento humano e empresarial na geração de soluções.
CLARISSA BORGES MÜLLER – É graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria, sua cidade natal, e atua há sete anos no Instituto Elos com mobilização comunitária em projetos de desenvolvimento local, em comunidades urbanas com diferentes contextos: conjuntos habitacionais, morros e palafitas. Atualmente desenvolve seu mestrado na USP, na área de Piscologia Social, na qual investiga experiências de participação comunitária em residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida em Campinas. A militância feminista e antirracista se faz presente tanto nos bordados produzidos nas horas de descanso quanto em suas práticas profissional e acadêmica.
CUCA RIGHINI – Interessada no desenvolvimento humano e em formação de comunidades, construiu uma carreira voltada ao design de experiências em cultura, aprendizagem, construção de conhecimento colaborativo e inovação. Desde 2015 facilita processos de Design Thinking para desenvolver cultura e mindset para inovação, trabalhando também com abordagem da Teoria U e Pedagogia da Cooperação para cocriar ambientes organizacionais que aprendem. Desde 2012 atua como facilitadora de treinamentos de Comunicação Não Violenta e Mediação de Conflitos. É formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na USP e diplomada pela Universidade de Cambridge em Ensino de Inglês para Adultos (DELTA). Especialista em Pedagogia da Cooperação, Aprendizagem Mediada, Design Thinking e Comunicação Não Violenta.
DANIELLA DOLME – Buscando um caminho de transformação, para si e para o mundo, formou-se em jornalismo na Faculdade Cásper Líbero (SP), mas foi no voluntariado que encontrou seu lugar: descobriu que poderia usar suas habilidades para aprender, construir e transformar, junto com as pessoas & comunidades. Assim, começou a trilhar seu caminho profissional em organizações sociais (TETO, Gastromotiva, Artemisia), ampliando sua atuação de comunicação institucional para gestão de projetos, facilitação de grupos e desenho de metodologias. É Guerreira Sem Armas, pós graduada em Pedagogia da Cooperação, colaboradora do Projeto Cooperação e atua como líder de projetos no Grupo Tellus.
DENISE JAYME – É coordenadora do Departamento de Educação Física da Escola das Nações, em Brasília/DF, desde 2004, e coordenadora geral da Pós-graduação em Pedagogia da Cooperação & Metodologias Colaborativas do Projeto Cooperação, onde atua também como docente na disciplina Danças Circulares nas turmas de Brasília e do Rio de Janeiro. É pós-graduada em Educação Física Escolar e Certificada no programa Transformação em Jogos Cooperativos. Integrante do Projeto Cooperação, desde 2006, onde vem atuando como facilitadora de Jogos e Atividades Cooperativas em diversas áreas e organizações, como Secretarias de Educação, cooperativas e bancos.
ELIANA “LILI” FAUSTO – Iniciou sua jornada no Projeto Cooperação para integrar a equipe de coordenação da pós-graduação em Jogos Cooperativos. Desde então, participou do processo de expansão deste curso e da cocriação da pós-graduação em Pedagogia da Cooperação. Atualmente, faz parte da coordenação geral dos cursos em Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo. É graduada em Educação Física, com formação em Danças Circulares (TRIOM). Durante 29 anos, foi professora de Educação Física numa escola que privilegiava a formação humana do indivíduo. A partir do trabalho de conclusão de curso “Aprender a Cooperar” e dos artigos “Criar e Re-Criar Jogos Cooperativos” e “Danças Circulares e Cooperação”, participou de congressos nacionais e internacionais.
FÁBIO OTUZI BROTTO – Cofundador do Projeto Cooperação; Mestre em Ciências do Esporte pela UNICAMP; Bacharel em Psicologia pela Universidade São Marcos; e Licenciado em Educação Física pela FEFISA. É pioneiro em Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação. Atua como facilitador de Relações Colaborativas em organizações de todos os setores e como professor em cursos de formação e pós-graduação. É autor de artigos e livros, dentre eles: “Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar”; “Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência”; e “Pedagogia da Cooperação – Fundação Vale e Unesco”.
FRANK VIANA CARVALHO – Pedagogo e Filósofo, Mestre em Educação pelo UNASP. Cursou o Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Filosofia (Ética e Política) pela Universidade de São Paulo, realizando o Doutorado SW na Université François-Rabelais, na França. Fundador do Projeto Pedagogia da Cooperação em 1997, ministrou centenas de palestras e cursos pelo Brasil para formar docentes em Metodologias Ativas, com ênfase na Aprendizagem Cooperativa. Escreveu vários livros sobre educação e filosofia, entre eles “Pedagogia da Cooperação – Trabalhando em grupos através da aprendizagem cooperativa”. É professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque.
GISELA SARTORI FRANCO – Educadora, Psicóloga, Psicodramatista, Mestre pela Unicamp, autora de livros na área da Psicologia do Esporte. Tem como Mestre seus três filhos. Co-Fundadora, ex-diretora do Projeto Cooperação e da ONGCoopera Brasil. Co-fundadora da Pós Graduação em Jogos Cooperativos e hoje docente do módulo: Princípio de Convivência na Pós de Pedagogia da Cooperação. Empreende “O Mágico de Nós”, coordenando projetos que visam despertar o mágico das relações humanas, por meio de dinâmicas de Convivência Cooperativa e dos Jogos Cooperativos de Tabuleiro. Atua na área clínica, dá cursos, oficinas com o tema afins. Desenvolve trabalhos junto ao Terceiro Setor e Comunidades de Aprendizagem.
HELOISA BISCAIA – Adora coinspirar relações saudáveis e apreciativas na vida e no trabalho. Mestre em Administração de empresas e facilitadora de processos colaborativos há 20 anos, sócia fundadora da Apreciarte e da COÍRIS Transformação Humana, atua também pela Pulsar. Consultora especialista em Investigação Apreciativa (Appreciative Inquiry in Positive Business and Society – CWRU School of Management/EUA), Biologia Cultural, Dinâmica dos Grupos (SBDG). Atualmente dedica-se aos estudos e práticas da Psicologia Positiva (PUC-RS e Wholebeing Institute) e sobre Organizações e Liderança Positiva. É praticante e guardiã da comunidade Art of Hosting (Arte de Anfitriar Conversas Significativas). Leciona em programas de pós-graduação no PR, SC, RS, SP e RJ.
JOSÉ ROMÃO TRIGO AGUIAR – Médico homeopata, psicoterapeuta e professor de Ética e Filosofia do Oriente e Ocidente. Membro do Conselho Pedagógico da Associação Palas Athena; Fundador da Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (SUMEP); Professor do Curso de Formação de Terapeutas (FONTE); do Curso de Especialização em Medicina Comportamental (UNIFESP), Curso de Especialização em Yoga – IEPY. Idealizador e Coordenador do Projeto Social Agentes de Cidadania (capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade) – IAKAP. Coautor do livro “Homeopatia”, da coleção Para Saber Mais (Editora Abril). Docente da Pós-Graduação de Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas.
LENA ALMEIDA – Psicóloga, pós-graduada em Recursos Humanos e Jogos Cooperativos. Certificada em Coaching e coaching sistêmico de equipes, Comunicação Não-Violenta, Constelação Sistêmica e Justiça Restaurativa. Diretora da IPS Consultoria, consultora em desenvolvimento pessoal e de grupo e criadora do método “Arquitetura da Convivência: Conversar, Conviver e Construir”. Coautora do livro “Falar Bem é Fácil” em sua 9ª edição. Especialista em comunicação, como falar em público, relações interpessoais, desenvolvimento de equipes, clima organizacional e desenvolvimento de líderes.
LIA DISKIN – Jornalista e Crítica Literária é cofundadora da Associação Palas Athena e criadora de dezenas de programas assistenciais e socioeducativos. Coordenadora do Comitê para a Década da Cultura de Paz – uma parceria UNESCO – Palas Athena. Conferencista no Brasil e no exterior. Articulista e editora, é também autora de: Cultura de Paz – Redes de Convivência (SENAC); Não-violência doméstica (Instituto Avon) e Vamos Ubuntar – um convite para cultivar a paz (UNESCO), entre outros. Coautora de Paz, como se faz? (UNESCO) e de Cultura de Paz – da reflexão à ação (UNESCO). Recebeu, na celebração de 60 anos da UNESCO, o Diploma de Reconhecimento por sua contribuição na área de Direitos Humanos e Cultura de Paz. Integra o Conselho Gestor do Sarvodaya International Trust, dedicado à difusão dos valores gandhianos no mundo todo.
MARIA CLARA “CACÁ” DE CASTRO BORGES – É pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com especialidade em Orientação Educacional e pós graduada em Pedagogia da Cooperação pela Universidade Paulista e psicopedagoga institucional pela Universidade Estácio de Sá. Desde 1980, atua com escolas particulares (RJ), primeiro como professora e depois como Orientadora educacional e Coordenadora Pedagógica. Formou-se arte-educadora (Instituto de Arte TEAR e Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama) e atua na área com crianças, adolescentes e na formação de educadores, inclusive de redes municipais. Em 2019, como trabalho de conclusão da pós em Pedagogia da Cooperação cocriou o projeto COOPERARTE, que desenvolve projetos colaborativos através das diversas linguagens da arte.
MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA BARROS DE SOUZA – Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ); pós-graduada em Jogos Cooperativos (Projeto Cooperação/Unimonte) e em Psicopedagogia Institucional (Universidade Estácio de Sá); psicóloga e licenciada em Psicologia (UFRJ). Atua em educação há mais de trinta anos como professora e assumiu também funções ligadas à Orientação Educacional, Educação Especial, e na área administrativo-pedagógica. Coordenadora e docente da pós-graduação em Pedagogia da Cooperação. A partir de Jogos Cooperativos e Danças Circulares, dedica-se à divulgação de metodologias colaborativas e à realização e orientação de trabalhos que reflitam sobre as relações no ambiente escolar. Também tem dirigido sua atenção de modo mais intenso para a prática da cooperação, como um exercício de convivência. É autora do livro “A Formação do Sujeito Cooperativo: uma experiência na educação”.
PEDRO CONSORTE – É consultor de Comunicação, Inteligência Emocional e Desenvolvimento Humano, formado em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP), pós-graduado em Pedagogia da Cooperação (UNIP), Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), ex-performer do espetáculo internacional STOMP, cofundador do projeto Música do Círculo, voluntário no CVV (Centro de Valorização da Vida) e facilitador de Comunicação Não Violenta, com treinamento pelo CNVC (Center for Nonviolent Communication).
ROBERTO “BETO” MARTINI – É consultor especializado na focalização de Jogos Cooperativos, Metodologias Colaborativas e no desenvolvimento de Projetos de Cooperação no contexto Organizacional; Educacional; de Gestão Pública; e Comunitário. Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP); formado em Mediação Transformativa de Conflitos e Comunicação Não Violenta; pós-graduado em Psicomotricidade; graduado em Educação Física.
RODOLPHO “DODÔ” MARTINS – É um inquieto pedagogo, músico por atrevimento, especialista em Jogos Cooperativos, consultor organizacional, empreendedor social e professor de português para estrangeiros. É também palestrante internacional, com participação no TEDx e atuações em diversos países dos continentes americano, africano e europeu. Criador dos Programas MusiCooperação e 8UP, leciona atualmente no curso de pós-graduação em Pedagogia da Cooperação em várias capitais brasileiras.
RODRIGO RUBIDO ALONSO – É arquiteto, cofundador e diretor do Instituto Elos, cocriador e facilitador do programa Guerreiros Sem Armas e do Jogo Oasis. Nos últimos 20 anos tem se dedicado ao desenho de metodologias e ação coletiva, bem como à facilitação de treinamentos e processos para transformação pessoal e social junto a diversos grupos e organizações dos setores social, público e privado. Atua também como consultor e palestrante internacional nas áreas da transformação social, liderança participativa e mobilização de comunidades. Em 2017, recebeu na Columbia University o prêmio Eliasson Global Leadership Prize, entregue pela Tällberg Foundation para lideranças transformadoras, éticas e positivas cujo trabalho possui relevância global.
SANDRA MACEDO PIRES DE CAMPOS – É arquiteta formada na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2011, foi apresentada à Facilitação gráfica por um amigo consultor do Projeto Cooperação. Encantada com a descoberta, fez a formação básica com a Mila Motomura e depois um estágio de 6 meses na Atrium Consultoria, onde acompanhou trabalhos em eventos corporativos e educacionais. A partir daí, além de arquitetura, a Traço Livre passou a ser também uma consultoria em Facilitação Gráfica. É pós graduada em Pedagogia da Cooperação.
TAISA MATTOS – Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ), atua como educadora e consultora nas áreas do desenvolvimento comunitário, sustentabilidade e inovações sociais. É coordenadora de educação e pesquisa da Global Ecovillage Network (GEN), treinadora certificada e coordenadora de programas do Gaia Education (UNESCO Global Action Programme on Education for Sustainable Development) no Brasil e no exterior, e autora do livro Ecovilas: a construção de uma cultura regenerativa. Taisa integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas.
VERA LÚCIA DE SOUZA E SILVA – Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, além de ser pós doutoranda em Educação e Criatividade na Universidade de Barcelona. Atualmente é professora colaboradora da Universidade Paulista-UNIP-SP e professora aposentada da Universidade Regional de Blumenau-FURB. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade, transdisciplinaridade, ecoformação, rede de escolas criativas e formação de professores.
VITOR HUGO LIMA DA COSTA – Artista e Educador. É pós-graduado em Pedagogia da Cooperação, graduado em Artes Cênicas com Habilitação em Direção Teatral pela UFRJ. Fundador da Cia Black-Tie, onde pesquisa a Dança-Teatro como linguagem cênica. Contador de histórias em espaços culturais e/ou pedagógicos pelo projeto Contado Contado.

Instagram: @projetocooperacao

Facebook: /projetocoop

Site: www.projetocooperacao.com.br

 

Peso 0,600 kg
Dimensões 17 × 24 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…

Voltar ao topo
Fale com a gente pelo Whatsapp